A 13.ª edição do Laboratório de Dança, promovido pela Estufa – Plataforma Cultural / Escola de Dança Movimento, terá lugar no palco do Teatro-Cine de Torres Vedras, com a apresentação do trabalho “X Angels Saying No”.
Esta criação resulta de um processo de residência artística orientado pelo coreógrafo Daniel Matos e realiza-se nos dias 14 e 15 de setembro, às 21h30 e às 19h00, respetivamente.
Daniel Matos tem vindo a desenvolver o seu trabalho nacional e internacionalmente enquanto criador, colaborador artístico e performer, colaborando com Ana Borralho & João Galante, Angélica Liddell, Romeo Castellucci, Amélia Bentes, Luís Marrafa, Davis Freeman, André Uerba, entre outros. Desde 2016 o seu trabalho tem-se focado no corpo enquanto área de pesquisa biográfica, física e emocional, questionando e reformulando a ideia de limite, tendo sido apresentado em Portugal, Espanha, Índia, Indonésia, Áustria, Austrália, Alemanha, França, Noruega e Brasil. Em 2023 a sua criação “VÄRA” foi nomeada pela Sociedade Portuguesa de Autores para Melhor Coreografia. A sua mais recente criação, “A Pedra, a Mágo”, encontra-se em processo de difusão e circulação.
O Laboratório de Dança é um projeto de experimentação e criação artística em dança contemporânea que tem acolhido, em Torres Vedras, vários criadores de renome como Tânia Carvalho, Jonas&Lander, Marco da Silva Ferreira, Clara Andermatt ou Victor Hugo Pontes.
Abertas à participação da comunidade, as residências artísticas que se realizam no âmbito do projeto duram cerca de quatro semanas e culminam numa apresentação final pública no Teatro-Cine de Torres Vedras.


