Torres Vedras recebe museu itinerante sobre história e cultura da comunidade cigana

O Museu itinerante da História e Cultura Cigana “Lungo Drom – A Longa Viagem” vai estar em Torres Vedras entre os dias 6 e 9 de janeiro de 2025, para mostrar objetos criados em residências artísticas, divulgou a autarquia.

Este projeto “reflete sobre a história e cultura das comunidades ciganas de Portugal e, em particular, das do Alto Alentejo” levando a cidades do país uma coleção de 13 objetos criados em residências artísticas realizadas em Portalegre, com recurso a práticas artísticas interdisciplinares.

O museu itinerante é um projeto da associação cultural UMCOLETIVO, e foi criado em colaboração com os artistas Mariana Bragada, Jorge Moita, Margooo, Susana Chicó, Sara Afonso, Séfora Vargas, Pavel Tavares, Judite Dinis, Herlandson Duarte, Maria Gil, Natália Serrana e Diego el Gavi.

A este propósito refira-se que o “Lungo Drom” é um projeto da associação cultural UMCOLETIVO, o qual foi criado em colaboração com os artistas Mariana Bragada, Jorge Moita, Margooo, Susana Chicó, Sara Afonso, Séfora Vargas, Pavel Tavares, Judite Dinis, Herlandson Duarte, Maria Gil, Natália Serrana e Diego el Gavi. Constitui-se como um gesto de aproximação e fraternidade, por meio do qual se desmontam os lugares comuns e investe-se nos que nos são desconhecidos, de peça em peça, da cerâmica à música, da fotografia digital à dança, entre baralhos de cartas e livros.

Segundo a autarquia de Torres Vedras, o projeto (financiado pelo programa “Partis & Art For Change”, da Fundação Calouste Gulbenkian e La Caixa) assume-se como “um meio de aproximação e fraternidade, por meio do qual se desmontam os lugares comuns e investe-se nos que nos são desconhecidos, de peça em peça, da cerâmica à música, da fotografia digital à dança, entre baralhos de cartas e livros”.

O museu itinerante estará disponível para visitas gratuitas no espaço exterior do Teatro-Cine, nos dias 6 e 7 de janeiro, e no espaço exterior do Centro de Artes e Criatividade, nos dias 8 e 9 de janeiro, entre as 16 horas e as 18 horas. As visitas, com duração de 50 minutos, são limitadas a 20 pessoas e inclui a exibição de um filme de animação, produzido pela artista Margooo em colaboração com alunos da Escola Básica dos Assentos, e uma peça radiofónica intitulada “O Caracol Serafim”, da autoria de Mariana Bragada.

Como parte das atividades associadas ao “Lungo Drom”, no dia 5 de janeiro será realizada uma oficina no Centro de Artes e Criatividade, onde os participantes criarão um novo objeto artístico a integrar a coleção do museu. As inscrições para a oficina, gratuitas e limitadas a 15 pessoas, devem ser feitas por email para [email protected], com o envio do nome, idade e contacto telefónico.

A passagem de “Lungo Drom” por Torres Vedras é uma iniciativa integrada no Plano Local para a Integração das Comunidades Ciganas do Município de Torres Vedras, que tem como objetivo a promoção da interculturalidade entre as pessoas ciganas e não ciganas, contribuindo para o interconhecimento mútuo, bem como de uma cidadania inclusiva e de não discriminação.

sugestões para si

URDC do Paço celebra 53.º aniversário com almoço e animação musical

A União Recreativa Desportiva e Cultural (URDC) do Paço, localizada entre os concelhos de Peniche e da Lourinhã, assinala esta terça-feira o seu 53.º aniversário, mas as comemorações decorrem no sábado, dia...

Faleceu o “Corneta”, figura emblemática do Carnaval de Torres Vedras

Luís Correia, conhecido como “Corneta”, uma das figuras mais emblemáticas do Carnaval de Torres Vedras, morreu aos 90 anos, vítima de doença prolongada, anunciou no domingo a Associação Ministros & Matrafonas. Em comunicado...

Torriense FEJSA e alenquerense Gil Saint lançam novo single “Tinhas Razão”

O DJ e produtor torriense FEJSA lançou na passada sexta-feira o seu mais recente single, “Tinhas Razão”, em colaboração com EERIE (guitarrista de LON3R JONHY) e Gil Saint, músico natural de Alenquer. Fejsa...

Festa dos Velhos em Honra de Nossa Senhora da Guia celebra-se na Atalaia em novembro

A Atalaia, no concelho da Lourinhã, vai receber, no próximo dia 16 de novembro, a Festa dos Velhos em Honra de Nossa Senhora da Guia, que decorrerá no Pavilhão Multiusos da Atalaia. O...

Siga-nos

spot_img

Últimas