Morreu José Ramos, figura incontornável de Torres Vedras

José Ramos, figura incontornável de Torres Vedras, faleceu na terça-feira, dia 1 de abril, aos 94 anos. Ao longo da sua vida, desempenhou um papel relevante em diversas instituições locais e foi um dos principais impulsionadores de eventos em Torres Vedras.

Nascido a 5 de maio de 1930 na Feliteira, José Ramos mudou-se para Torres Vedras aos seis anos de idade, José Ramos integrou a extinta comissão de Carnaval, sendo um dos principais impulsionadores do Carnaval de Torres Vedras durante décadas. Foi também, durante muitos anos, o responsável pela caracterização dos Reis do Carnaval.

Para além da sua dedicação ao Carnaval, destacou-se também como um dos principais impulsionadores do Festival das Vindimas.

Foi presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Torres Vedras, tendo também sido dirigente da Tuna Comercial Torreense e do Clube Artístico e Comercial. A sua dedicação à comunidade refletiu-se ainda na sua participação em direções da Associação de Educação Física e Desportiva de Torres Vedras e do Sport Clube União Torreense.

José Ramos teve igualmente ligação ao teatro amador, com passagens pela Sociedade Recreativa Operária, pela Banda Recreativa Torreense e pelo Clube Artístico e Comercial.

Em 2001 a Câmara Municipal de Torres Vedras atribuiu-lhe a medalha de mérito municipal de grau prata.

Parte da coleção de José Ramos de que constam elementos relacionados com a história do Carnaval de Torres Vedras encontra-se atualmente no Centro de Artes e Criatividade.

Este acervo é constituído por um vasto conjunto de documentos como folhetos, cartazes, autocolantes, manuscritos, discursos e relatórios de contas, abrangendo um período que vai desde a década de 1930 até 2012.

O restante espólio da coleção de José Ramos, cedido ao Município de Torres Vedras, encontra-se depositado no Arquivo Municipal, e constitui um conjunto documental relevante para a história contemporânea de Torres Vedras.

A coleção foi criada ao longo de mais de meio século, num período em que José Ramos integrou comissões responsáveis pela organização de diversos eventos locais, como a Feira de São Pedro e o Festival das Vindimas.

Funeral realiza-se na quinta-feira

O velório de José Ramos realiza-se hoje, a partir das 17h30, no Salão Nobre dos Bombeiros Voluntários de Torres Vedras.

Amanhã, quinta-feira, pelas 15h30, o padre Vítor Melícias, preside à missa exequial, seguindo-se o funeral para o crematório de Barcarena.

sugestões para si

URDC do Paço celebra 53.º aniversário com almoço e animação musical

A União Recreativa Desportiva e Cultural (URDC) do Paço, localizada entre os concelhos de Peniche e da Lourinhã, assinala esta terça-feira o seu 53.º aniversário, mas as comemorações decorrem no sábado, dia...

Faleceu o “Corneta”, figura emblemática do Carnaval de Torres Vedras

Luís Correia, conhecido como “Corneta”, uma das figuras mais emblemáticas do Carnaval de Torres Vedras, morreu aos 90 anos, vítima de doença prolongada, anunciou no domingo a Associação Ministros & Matrafonas. Em comunicado...

Torriense FEJSA e alenquerense Gil Saint lançam novo single “Tinhas Razão”

O DJ e produtor torriense FEJSA lançou na passada sexta-feira o seu mais recente single, “Tinhas Razão”, em colaboração com EERIE (guitarrista de LON3R JONHY) e Gil Saint, músico natural de Alenquer. Fejsa...

Festa dos Velhos em Honra de Nossa Senhora da Guia celebra-se na Atalaia em novembro

A Atalaia, no concelho da Lourinhã, vai receber, no próximo dia 16 de novembro, a Festa dos Velhos em Honra de Nossa Senhora da Guia, que decorrerá no Pavilhão Multiusos da Atalaia. O...

Siga-nos

spot_img

Últimas