Robert Francis Prevost é eleito Papa Leão XIV

O cardeal norte-americano Robert Francis Prevost, de 69 anos, foi eleito hoje, dia 8 de maio, como o novo Papa da Igreja Católica, adotando o nome de Leão XIV. É o primeiro pontífice dos Estados Unidos na história da Igreja.

O novo pontífice foi missionário e arcebispo no Peru, tendo ainda sido superior geral da Ordem de Santo Agostinho.

O novo Papa nasceu a 14 de setembro de 1955 em Chicago (EUA); em 1977 entrou no noviciado da Ordem de Santo Agostinho (O.S.A.), na província de Nossa Senhora do Bom Conselho, e emitiu os votos solenes a 29 de agosto de 1981.

Aos 27 anos, foi enviado pela Ordem a Roma para estudar Direito Canónico na Pontifícia Universidade de São Tomás de Aquino (Angelicum), sendo ordenado sacerdote a 19 de junho de 1982.

Obteve a licenciatura em 1984 e foi enviado para trabalhar na missão de Chulucanas, Piura, Peru (1985-1986); em 1988 foi enviado à missão de Trujillo como diretor do projeto de formação comum para os aspirantes agostinianos dos Vicariatos de Chulucanas, Iquitos e Apurímac.

Enquanto religioso foi prior de comunidade (1988-1992), diretor de formação (1988-1998) e professor (1992-1998); na Arquidiocese de Trujillo foi vigário judicial (1989-1998), professor de Direito Canónico, Patrística e Moral no Seminário Maior “São Carlos e São Marcelo”.

Em 1999, foi eleito prior provincial da Província Mãe do Bom Conselho (Chicago) e, dois anos e meio depois, o capítulo geral ordinário escolhe-o como responsável mundial da Ordem de Santo Agostinho, que exerceu durante 12 anos.

O Papa Francisco nomeou-o administrador apostólico da Diocese de Chiclayo (Peru) a 3 de novembro de 2014, elevando-o à dignidade episcopal de bispo titular da Diocese de Sufar.

A 7 de novembro, tomou posse canónica da diocese na presença do Núncio Apostólico e foi ordenado bispo a 12 de dezembro de 2014, festa de Nossa Senhora de Guadalupe, na Catedral da sua diocese.

Francisco nomeou-o membro da Congregação para o Clero em 2019 e membro da Congregação para os Bispos em 2020, ano em que foi designado administrador apostólico da Diocese de Callao.

No Vaticano, foi prefeito do Dicastério para os Bispos, desde 30 de janeiro de 2023, e presidente da Comissão Pontifícia para a América Latina.

O Papa Francisco criou-o cardeal no Consistório de 30 de setembro de 2023, sendo considerado um colaborador próximo do seu antecessor, tendo sido um dos responsáveis pela gestão do Vaticano junto do Caminho Sinodal Alemão.

sugestões para si

URDC do Paço celebra 53.º aniversário com almoço e animação musical

A União Recreativa Desportiva e Cultural (URDC) do Paço, localizada entre os concelhos de Peniche e da Lourinhã, assinala esta terça-feira o seu 53.º aniversário, mas as comemorações decorrem no sábado, dia...

Faleceu o “Corneta”, figura emblemática do Carnaval de Torres Vedras

Luís Correia, conhecido como “Corneta”, uma das figuras mais emblemáticas do Carnaval de Torres Vedras, morreu aos 90 anos, vítima de doença prolongada, anunciou no domingo a Associação Ministros & Matrafonas. Em comunicado...

Festa dos Velhos em Honra de Nossa Senhora da Guia celebra-se na Atalaia em novembro

A Atalaia, no concelho da Lourinhã, vai receber, no próximo dia 16 de novembro, a Festa dos Velhos em Honra de Nossa Senhora da Guia, que decorrerá no Pavilhão Multiusos da Atalaia. O...

Torriense FEJSA e alenquerense Gil Saint lançam novo single “Tinhas Razão”

O DJ e produtor torriense FEJSA lançou na passada sexta-feira o seu mais recente single, “Tinhas Razão”, em colaboração com EERIE (guitarrista de LON3R JONHY) e Gil Saint, músico natural de Alenquer. Fejsa...

Siga-nos

spot_img

Últimas