Secretário de Estado da Administração Local inaugura Feira de São Pedro

A Feira de São Pedro decorre até ao próximo dia 6 de julho no Parque Regional de Exposições de Torres Vedras.

A inauguração do certame contou com a presença do secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Silvério Regalado.

Na ocasião, a presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Laura Rodrigues, iniciou a sua intervenção com uma contextualização histórica da Feira de São Pedro, que celebra 732 anos, e cuja génese recorde-se, remonta ao ano de 1293, quando D. Dinis concedeu carta à feira da Vila de Torres Vedras, fazendo esta feira parte da essência de Torres Vedras.

Num comunicado enviado à Popular TV, a autarquia refere que Laura Rodrigues aproveitou o momento formal para fazer algumas referências relativas à relação das autarquias locais com o poder central, destacando os desafios da descentralização, e mais concretamente, ao peso da burocracia no ordenamento do território, que constitui, segundo Laura Rodrigues, “uma bateria de condicionantes à simplificação dos processos” e a necessidade das autarquias disporem de meios necessários para dar respostas adequadas e céleres. Recordou ainda o papel das autarquias locais nestes 50 anos de Democracia, para a construção de Portugal, e a importância da proximidade dos municípios às suas populações.

Na sua intervenção, o secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Silvério Regalado, destacou a importância das autarquias locais para os territórios, que possibilitam a existência de Cultura, Educação, Desporto, referindo que o governo tem no seu programa medidas que permitem acabar com a burocracia e simplificar processos, nomeadamente a revisão da Lei das Autarquias Locais, sendo esta uma das grandes prioridades do Gabinete que tutela.

A iniciar o ato inaugural, o presidente do conselho de administração da Promotorres, Rui Penetra, sublinhou que a Feira de São Pedro “é presente e é futuro”, referindo que para projetar o futuro, mais do que perceções são necessários dados, razão pela qual a Promotorres irá realizar, pela primeira vez, um estudo de impacto público e económico do evento. Rui Penetra destacou ainda a componente de conhecimento e inovação do certame, fazendo alusão ao auditório da Caixa Agrícola de Torres Vedras, um dos parceiros oficiais do referido certame, o qual irá acolher vários workshops, colóquios e seminários das áreas da Agricultura, Floresta e Cooperativismo.

Segundo adianta a autarquia, a edição de 2025 da Feira de São Pedro, para além dos 163 expositores, conta igualmente com 33 feirantes de artesanato, 113 feirantes tradicionais, 27 divertimentos e jogos, cinco bares, 33 restaurantes e 10 tasquinhas de associações torrienses. Apresenta ainda um programa de animação com concertos de artistas nacionais, conhecidos do grande público (Plutónio, Carlão e Xutos & Pontapés) e onde artistas locais voltam a ter espaço.

A cerimónia de inauguração teve lugar junto à exposição “Torres Vedras: Um Concelho para Todos”, que revela como os torrienses partilham um território comum, com oportunidades que acompanham cada munícipe ao longo da sua vida. Revela também como são os próprios torrienses que dão corpo às iniciativas e lhes dão sentido, que transformam os espaços e contribuem ativamente, e todos os dias, para a identidade de Torres Vedras. Esta exposição situada junto à entrada do pavilhão da Expotorres foi visitada pelos presentes, no final do ato inaugural, tendo-se seguido a visita a todo o recinto da feira.

A Feira de São Pedro volta novamente a ser um Ecoevento Valorsul, numa parceria entre Câmara Municipal de Torres Vedras, empresa municipal Promotorres, SMAS de Torres Vedras e Junta de Freguesia de Santa Maria, São Pedro e Matacães, pelo que irá contar com uma campanha de sensibilização para a deposição seletiva de resíduos, de bioresíduos e de recolha de óleos.

sugestões para si

URDC do Paço celebra 53.º aniversário com almoço e animação musical

A União Recreativa Desportiva e Cultural (URDC) do Paço, localizada entre os concelhos de Peniche e da Lourinhã, assinala esta terça-feira o seu 53.º aniversário, mas as comemorações decorrem no sábado, dia...

Faleceu o “Corneta”, figura emblemática do Carnaval de Torres Vedras

Luís Correia, conhecido como “Corneta”, uma das figuras mais emblemáticas do Carnaval de Torres Vedras, morreu aos 90 anos, vítima de doença prolongada, anunciou no domingo a Associação Ministros & Matrafonas. Em comunicado...

Torriense FEJSA e alenquerense Gil Saint lançam novo single “Tinhas Razão”

O DJ e produtor torriense FEJSA lançou na passada sexta-feira o seu mais recente single, “Tinhas Razão”, em colaboração com EERIE (guitarrista de LON3R JONHY) e Gil Saint, músico natural de Alenquer. Fejsa...

Festa dos Velhos em Honra de Nossa Senhora da Guia celebra-se na Atalaia em novembro

A Atalaia, no concelho da Lourinhã, vai receber, no próximo dia 16 de novembro, a Festa dos Velhos em Honra de Nossa Senhora da Guia, que decorrerá no Pavilhão Multiusos da Atalaia. O...

Siga-nos

spot_img

Últimas