A Biblioteca Municipal do Cadaval, no passado sábado, dia 23 de março, foi palco da apresentação do livro “Espinhos da Rosa”, uma biografia de Maria João Ramos, escrita por Paula Gonçalves Batista.
A sessão de lançamento contou com a apresentação do ator André Nunes.
Vítor Pinto, colega de trabalho da autora no Município do Cadaval, participou nesta sessão com um apontamento musical de voz e viola.



A Paula Gonçalves Batista partilhou que no momento em que lhe foi proposto “escrever sobre uma outra vida” que não a sua, achou que não iria conseguir. “Não é fácil escrever sobre os outros de forma leal e real, porque é a realidade dos outros, não a nossa”, afirmou a autora, que descreveu a biografada como uma “mulher com sonhos, com objetivos e mesmo perante todas adversidades nunca deixou de sonhar, de lutar e de ajudar”.
A escritora salientou que esta obra surge “fruto de muito trabalho, muita dedicação e muito esforço, de forma completamente gratuita”, sendo que todos os lucros irão reverter a favor de um grupo de refugiados ucranianos a viver atualmente na região de Benfica, em Lisboa.
Esta obra, das Edições “Declamador”, contou com o apoio da Câmara Municipal do Cadaval e da Junta de Freguesia de Benfica.